quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Internamento

Gazeta da Porto Página 3 Curitiba, 02 de maio de 2013 Ano: 05 Edição: 64 DEPOIMENTO DA EDIÇÃO Tudo que eu sonhei na juventude eu conquistei: Um marido lindo, carinhoso, responsável, trabalhador, meu melhor amigo. Dois filhos, um menino e uma menina. Precisa maior perfeição? Saudáveis, inteligentes, bem resolvidos, hoje o menino engenheiro e a menina advogada e muito bem casada. Uma casa ótima, cachorros queridíssimos, carro, geladeira cheia. Sempre fui muito estudiosa. Fiz faculdade de educação física e de arte-especialização em música. Pós-graduação em psicopedagogia, além de uma série de cursos. O trabalho dos meus sonhos: professora como a minha bisavó, avó e mãe. Alunos maravilhosos e amáveis durante 28 anos. Muitos amigos, relacionamento fácil com qualquer tipo de pessoa, de qualquer idade. Aos poucos comecei a me sentir frustrada com o meu trabalho. Os alunos mudaram drasticamente seu comportamento. Uso de álcool, drogas, desinteresse pelos estudos, desrespeito. Número crescente de alunos em sala de aula. Cenas de sensualidade, uso de palavrões, porte de armas, violência gratuita, barulho, agressões verbais, gritos... Sentia-me em meio a uma guerra, tentando me livrar dos “tiros” que vinham dos alunos, dos colegas, da direção, da secretaria de educação. No dia 27 de maio de 2010, na nona aula do dia, após 20 minutos de tentativas de colocar a turma em ordem para dar minha aula maravilhosamente preparada sobre surrealismo, incluindo leitura, vídeos e discussões sobre a diferença de sonho que se sonha dormindo e o sonho que se sonha acordado, mostrando o discurso “I have a dream” de Martin Luther King, desisti. Juntei meus trapos e fui para casa. Chorei dias, meses, até começar o tratamento psiquiátrico e psicológico. Sempre tendo que enfrentar peritos despreparados para sofredores mentais, até a aposentadoria compulsória. Com 60% do salário. No dia 21/10/10 desisti de viver. Tomei todos os remédios que encontrei. Fui salva e veio a primeira internação integral. Depois tratamentos ambulatoriais, CAPS, Hospital Dia. Em 2012 acabei a amizade com meus irmãos e melhor amiga (comadre). Não tendo nenhuma condição de ser contrariada ou injustiçada. Só dor e solidão Muita dor e solidão. Em 2013, o propósito de voltar a ser feliz, estava conseguindo; até que um de meus cachorros morreu, parentes fizeram desfeita com minha filha e com a minha aparência. E por último o governo me mandando uma carta abaixando vertiginosamente meu salário. No dia 09/04/2013, escrevi disparates pela rede social para todos que me ofenderam, quebrei meu violão, raspei os meus cabelos e cortei os pulsos sem sucesso. Hoje estou internada na Porto Seguro Clínica, me sentindo muito segura, envolvida em um clima de solidariedade. Fazemos atividades maravilhosas como jogar vôlei; na primeira vez errava todos os saques, mas o professor com toda calma me ensinou a técnica e a minha auto estima elevou-se ao máximo quando começaram os aplausos dos meus colegas com o meu sucesso. Nunca havia tido a oportunidade de jogar sinuca e uno e da mesma forma fui incentivada a aprender e consegui avançar bastante, o que me fez me sentir importante. Nas aulas de música e musicoterapia fui super elogiada pela minha afinação, o que me fez lembrar que tenho um potencial que havia esquecido. Quando peguei pela primeira vez em uma agulha para costurar, na atividade de artesanato no atelier eu pensei “isso não vai dar certo”; mas o resultado foi uma linda florzinha que poderá enfeitar os cabelos de uma menina. As primeiras pinturas que fiz para expressar meus sentimentos; foram extremamente negativas; hoje só pinto flores. Fui reconhecida pela minha capacidade de comunicação e hoje faço a recepção das novas internas (na comissão de recepção e despedidas), mostrando as instalações e falando das regras, uma delas até comentou, que pensou que eu trabalhava aqui. Aqui sou medicada, cuidada e protegida, tenho muitos amigos entra os pacientes, os profissionais e os estagiários. Para o futuro? Esperança... Esperança... Esperança Por Iria

Nenhum comentário:

Postar um comentário