sábado, 27 de julho de 2013

RECEITA - Para os professores que desejam ter Síndrome de Burnout – 

·         Quando sentirem taquicardia várias vezes ao dia, pensem que não é nada e já vai passar.
·         Se sentirem que estão sendo violentados pelos seus alunos, colegas, chefe e sociedade em geral, não façam nada, apenas chorem como uma vítima.
·         Quando o barulho na sua escola estiver acima de qualquer nível de suportabilidade, tapem os ouvidos.
·         Quando o espaço que vocês têm para trabalhar for pequeno e o tempo todo alguém esteja tocando, roçando em vocês, apenas se encolham.
·         Quando seus alunos estiverem drogados ou alcoolizados, fazendo arruaça na sua aula, aguentem firme, pois na coordenação já tem mais dez na mesma condição e vocês não vão querer dar mais trabalho para os coordenadores.
·         Se sentirem-se irritados com vontade de explodir, contem até 10, pois isto não é sentimento que um professor tenha direito.
·         Aceite como sendo absolutamente normal que o teu dever é trabalhar pela escola em TODOS os finais de semana.
·         Quando preparar uma aula maravilhosa, não coloquem expectativas inúteis; seus alunos não vão se interessar, não adianta ficarem chateados.
·         Ao chegar em casa, nada de relaxar, vocês têm que contar para quem mora com vocês, tudo o que aconteceu no dia, e aos berros, de preferência chorando, assim aumenta sua pressão sanguínea.
·         Para ficar feliz e conseguir dar 10 aulas por dia, basta tomar uma coca-cola e comer uma barra de chocolate, isto vai te dar um “up”.
·         Se tiver a impressão que daqui a pouco vai ter um ataque cardíaco ou um derrame cerebral, não faça nada, é realmente só impressão. Imagine se alguém vai ficar doente só porque as condições de trabalho estão desfavoráveis.
·         Na hora que presenciar cenas sensuais entre as crianças, deixe-os, coitadinhos, pois estão na idade da curiosidade.
·         Se um aluno enrolar um baseado na sua frente, na primeira carteira, rindo e olhando fixamente para você, não diga nada, você nem sabe o que é aquilo, vai se meter pra quê? Pára de ser chato e ficar chamando os pais por bobagem. Eles vão inverter tudo e a culpa invariavelmente vai ser sua.
·         Quando os alunos não quiserem ter aula, não vai ter mesmo, mas mesmo assim insistam, não desistam, peçam por favor, por favor, por favor!!!, Vão se acostumando com isso. Nunca façam como os outros que se viram para o quadro e ficam escrevendo qualquer coisa copiada de um livro.
·         Quando na hora do recreio... Hora não, 15 minutos, seu chefe quiser dar broncas ou recados, não reclamem, é o único momento que ele tem para fazer isso. Para que vai querer lanchar, ir ao banheiro ou conversar com os colegas? Isto não lhes pertence.
·         Quando os alunos quiserem ficar sentados e com boné na cabeça durante a execução do Hino Nacional, brigue, insista, vá de um por um mesmo enquanto toca a música, pois a qualquer momento a diretora vai passar pela janela e perceber o quanto você é displicente com seu país.
·         Sejam sempre os primeiros a entregar as notas, vocês serão elogiados.
·         Suas notas têm que ser acima da média, vocês serão elogiados.
·         Seu salário dá para tudo sim, vocês não precisam ter mais dinheiro para nada. Viajar, passear, jantar fora e comprar roupas, é só para engenheiros, médicos e advogados.

Prontinho, vocês estão aptos a tentar suicídio, quebrar tudo em casa, raspar seus cabelos, tomar remédios de tarja preta, ficar de licença em casa, sentir-se imprestável, perder a auto-estima, ser trancafiado com outros loucos, ser maltratado e mal olhado pelos peritos, tua família agora vai ter pena de você, teus amigos vão te ignorar e na rua você não vai mais andar, pois terá pânico de barulho, pessoas, carros, buzinas.  Não vai mais querer tomar banho, muito menos escovar os dentes, que já estão se quebrando na raiz por causa do ranger da noite. Não vai mais dormir se não estiver drogado. Vai ter medo de atender ao telefone. Vai sofrer descaso da sociedade em geral e por fim, será aposentado com 40% dos seus proventos, e ainda com o título de INVÁLIDO!
Íria

19/07/2013

4 comentários:

  1. Quanta verdade, passo por isso diariamente, mas os coordenadores hipócritas fecham os olhos e ainda respondem: é falta de planejamento...kkkk Desisti de pedir ajuda, eu suporto até o fim da aula e fica tudo bem... triste realidade!

    ResponderExcluir
  2. Você não precisa e não deve suportar isso. Não faça como eu, pois o resultado é muito, mas muito triste mesmo, acredite. Faça alguma coisa por vc mesmo(a) AGORA!!

    ResponderExcluir
  3. Esta é a realidade de todos os professores, atualmente. Até daqueles que dizem que não tem problema algum com os alunos, que tudo transcorre as mil maravilhas na sua aula, e que o governo nem está tão mal assim para a educação.

    ResponderExcluir
  4. É verdade. Nunca me conformei com este tipo de colega que faz isso, pois muitas vezes eu vi o que era "as mil maravilhas": Ele escrevendo no quadro os alunos copiando por que morrem de medo dele. Agora, vá ele querer dar aula de verdade e não ser estúpido. Não consegue dar aula de jeito nenhum!

    ResponderExcluir